Animas – Indicação de Filme Psico – Netflix

animas-filme-psico-netflix

“Cada homem sempre, carregou dentro de si a imagem da mulher [……] Essa imagem, examinada a fundo, é uma massa hereditária inconsciente, gravada no sistema vital e proveniente de eras remotíssimas; é um “tipo” (“arquétipo”) de todas as experiências que a série dos antepassados teve com o ser feminino, é um precipitado que se formou de todas as impressões causadas pela mulher, é um sistema de adaptação transmitido por hereditariedade. Se já não existissem mulheres, seria possível, a qualquer tempo, indicar como uma mulher deveria ser dotada do ponto de vista psíquico, tomando como ponto de partida essa imagem inconsciente. O mesmo vale também para a mulher, pois também ela carrega igualmente dentro de si uma imagem inata do homem. A experiência, porém, nos ensina a sermos mais exatos: é uma imagem de homens, enquanto que no homem se trata de uma imagem da mulher. Visto esta imagem ser inconsciente, será sempre projetada, inconscientemente, na pessoa amada; ela constitui uma das razões importantes para a atração passional ou para a repulsa. A essa imagem denominei anima[1]. (JUNG, 2009, § 203. Grifo do autor)”.

Carl Gustav Jung

Animas Trailer

A História Contada

Alex (interpretada por Clare Durant) e Abraham (interpretado por Iván Pellicer)

Num Contexto voltado ao terror (com direito a muitos sustos), o drama se dá entre esses 2 personagens, Alex e Abraham.
Uma amizade de infância que Perdura até hoje.

No começo achei difícil de assimilar o que ocorre, mas ao decorrer da história tudo ficou mais claro.

Uma obra baseada no Livro Animas de José Ortuño, traz muito da teoria de Jung sobre o lado feminino do Homem (Anima), que, por sua vez, quando dominado por ela pode vir a perder sua objetividade, clareza de direção características de sua própria natureza masculina.

Somente uma critica ao trama, que na minha humilde opinião, não necessitaria aniquila-la (na verdade não tem como aniquila-la pela teoria Junguiana), uma vez que a Anima é importante ao Masculino, mas talvez ai integra-la de uma forma mais saudável.

Anima e Animus

Mas enfim…. o Filme demonstra muito bem o desiquilíbrio. Onde só Anima, sem Animus (energia Masculina).
Vale lembrar, a Anima traz equilíbrio e sensibilidade ao Masculino quando a mesma esta em equilíbrio com o Animus, então ela é de extrema importância para ele.
Ela é a balança para o masculino em sua natureza racional e sistemática, trazendo leveza e sensibilidade a ele.
Portanto a questão apresentada no filme trata-se de um caso pontual de uma psicopatologia da psique (desiquilíbrio entre as duas energias).

Essa Anima também não é “culpada” sozinha pelos infortunos apresentados, ela por sua vez também não encontrou a Força desse masculino para acalmar seus desvaneios.

Paula Pinheiro
Psicanalista, Taróloga, Reikiana, Facilitadora em Constelações Familiares/Organizacionais e Doula Parto.
(11) 98708-8352 (Whatsapp)

Siga-me também:

Facebook

Instagram

Twitter

Linkindin

Veja também:

Psicoterapia para Adultos

Psicoterapia para Crianças

Psicoterapia para Adolescentes

Psicoterapia de Casais

Espaço Viver Bem
Siga-nos
Últimos posts por Espaço Viver Bem (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.